Fasceíte plantar


A fasceíte plantar é a inflamação da fáscia do pé, a qual corresponde a uma grossa membrana sob toda a extensão da musculatura da sola do pe, fixada no osso do calcâneo e na a base dos dedos dos pés. Sua funçao é de amortecimento e proteção das estruturas mais profundas da sola plantar contra os impactos sobre o solo.

Osteopath assessing a hallux valgus or bone growth at the base of the big toe on a woman patient in a close up on her foot

Causas

Situações que predispõem a impactos repetitivos da fáscia plantar sobre o solo, ou seja, microtraumatismos, os quais podem tornar esta membrana inflamada cronicamente, enrijecida, espessada, e até mesmo evoluir com formação de calcificações na região de inserção desta fáscia no osso do calcâneo (esporão de calcâneo). São estas as principais causas:

-Sobrepeso;

-Atletas corredores de rua;

-Pé chato ou muito cavo;

-Uso de sapatos que oferecem pouco amortecimento dos pés durante a marcha como chinelos, rasteirinhas, tênis ou sapatos com solado mais rígido, uso de saltos muito altos;

-Secundária a doenças inflamatórias sistêmicas.

Sintomas

Dor tipo agulhada na sola do pé, principalmente em região proxima ao calcâneo, pior após longos períodos em pé, e com o alongamento/estiramento da planta do pé.

Diagnóstico

Clínico através da história e exame físico dos pés.

Corroborado por ultrassonografia que revela fáscia espessada e heterogênea.

Tratamento

Visa a desinflamação da fascia e retorno de sua flexibilidade.

Além de repouso, uso de analgésicos e antiinflamatorios durante as crises, perda de peso, uso palmilha ortopédica (personalizada para o pé do paciente), uso de sapatos com bom amortecimento e exercícios de alongamento da fascia plantar, as opções intervencionistas incluem, como padrão ouro para tratamento de fasceíte plantar:

-Infiltração com hidrodissecção da fáscia plantar (guiada por ultrassom);

-Terapia por Ondas de Choque.

Geralmente com todas essas medidas, em até 60 dias aproximadamente 95% dos pacientes apresentam resolutividade total do quadro doloroso.

*Texto originalmente escrito por Dra Karen Maro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tratamento da dor em São José do Rio Preto

Políticas

Contatos

Dra Karen Maro - 2025 Todos os direitos reservados.