Dor cervical

Tratamentos | 15/06/2023

A coluna cervical é responsável pela manutenção da postura ereta do nosso pescoço e pelo grande suporte de peso da nossa cabeça. Alterações do alinhamento da coluna cervical devido a vícios posturais, como sustentação contínua da cabeça para baixo durante uso de computadores, celulares e leitura, uso de travesseiros muito altos ou muito baixos, dormir com a cabeça rotacionada, contribuem para o progressivo desalinhamento de um corpo vertebral sobre o outro.

Esse desalinhamento crônico pode evoluir para o desgaste das articulações dos corpos vertebrais umas sobre as outras (osteoartrose) e até mesmo compressão do disco intervertebral entre eles, levando a herniação discal e compressão da raiz nervosa adjacente (hérnia de disco cervical).

Logo, basicamente existem duas principais causas de dores na coluna cervical:

-Dor por desgaste (osteoartrose) das articulações da coluna: dor facetária.

-Dor por hérnia de disco: dor neuropática das raizes cervicais.

Sintomas


A dor por desgaste das articulações cervicais gera dor no pescoço, não irradiada para os braços, pior ao rotacionar a cabeça ou ao fletir lateralmente o pescoço para o lado da dor (apertando a articulação). A dor é aliviada ao fletir lateralmente o pescoço para o lado oposto da dor (abrindo a articulação).  Não há alterações sensitivas e motoras nos membros superiores.

Já a dor por hérnia de disco cervical gera dor tipo choque, queimação ou formigamento conforme a raiz nervosa acometida. Geralmente as raizes mais frequentemente lesionadas são as raizes:

-C4: dor irradiada para o ombro.

-C5: dor irradiada até o nível do cotovelo.

-C6: dor irradiada até o polegar.

-C7: dor irradiada até o dedo mediano.

*Obs: Não é comum o acometimento das raizes cervicais de C2, C3 e C8!!!


Diagnóstico


Clínico, através da investigação dos hábitos de vida do paciente, postura ao dormir e tipo de travesseiro utilizado.

Exame físico com testes específicos para avaliação das facetas articulares da coluna cervical, e também para avaliação da compressão nervosa de raizes cervicais por hérnia de disco. Exame neurológico completo incluindo avaliação da sensibilidade, motricidade e reflexos de cada uma das raizes também deve ser realizado.

Através de um bom exame fisico, geralmente já é possível identificarmos quais são as facetas e as raizes acometidas!

Podemos ainda solicitar ressonância magnética de coluna cervical para confirmação diagnóstica.


Tratamento da dor facetária


Assim como o tratamento da osteoartrose de ombro, quadril ou joelho, a mesma mentalidade é aplicada para a osteoartrose das facetas da coluna. Ou seja, devemos iniciar o tratamento visando a redução da transmissão dolorosa através de técnicas minimamente invasivas, e também visando a regeneração articular através de técnicas de medicina regenerativa. Concomitantemente com o realinhamento postural e fortalecimento muscular.

-Bloqueio ou denervação por radiofrequência dos nervos responsáveis pela transmissão dolorosa das facetas articulares, guiados por ultrassom.

-Infiltração intra-articular de substâncias regenerativas como proloterapia, ácido hialurônico e ortobiológicos, guiados por ultrassom.

Para que as técnicas de medicina regenerativa tenham bom resultado, é imprescindível que o organismo do paciente ofereca condições otimizadas de proliferação e regeneração tecidual. Para isso, durante o tratamento, é necessário início de dieta anti inflamatória e pró proliferativa, uso de antioxidantes, melhora do padrão do sono e do humor.

Após alívio da dor do paciente, é mandatório início de realinhamento postural e fortalecimento muscular, o qual ttambém atua estimulando a técnica de regenerativa empregada, além de fortalecer a articulação em si. Não existe articulação forte e protegida sem musculatura forte e alinhada!


Tratamento da dor por hérnia de disco


O tratamento visa a redução da inflamação e do volume de conteudo herniado que esta comprimindo a raiz, redução da transmissão dolorosa e realinhamento postural. Concomitantemente com o uso de medicamentos específicos para tratamento de dores neuropáticas, são indicadas as seguintes técnicas minimamente invasivas:

-Infiltração periradicular (infiltração da raiz nervosa acometida) guiada por ultrassom, visando a desinflamação e redução do conteudo herniado, livrando a compressão da raiz.

-Radiofrequencia pulsada do gânglio da raiz acometida. Tecnica que deve ser realizada somente guiada por raiox em centro cirurgico.

Com o alívio da dor do paciente, é imprescindível que se inicie trabalho de realinhamento postural entre os corpos vertebrais para a redução da compressão discal e de sua herniação para a raiz adjacente.


*Texto originalmente escrito por Dra Karen Maro.

Me chama no whats!
Me chama no whats!

Dra. Karen Maro

online

Agradeço pelo contato! O que deseja?

envia ao whatsapp