As articulações sacroilíacas são as articulações entre o osso do sacro e os ossos do quadril. Elas participam dos movimentos de sentar e levantar, andar e rotacionar o quadril.
Essas articulações podem sofrer desgaste (artrose) em pessoas portadoras de uma doença auto imune reumatológica chamada espondilite anquilosante. Ou através de causas mecânicas que geram sobrecarga dessas articulações como pessoas que permanecem longos períodos sentadas (como por exemplo bancários), ou ainda com história de longo prazo de permanecerem sentadas sob movimentos saltatórios como andar a cavalo, ou dirigir camionete em estrada irregular. Pode haver ainda a sobrecarga dessa articulação em pessoas que se submeteram a cirurgia de artrodese de coluna. Ou homens que tem o costume de se sentar com a carteira dentro de um dos bolsos traseiros da calça.
Sintomas
Dor mal localizada em região lombar baixa/sacral e glútea, podendo irradiar até face posterior das coxas, unilateralmente ou bilateralmente.
Pior com os movimentos de levantar e sentar, após permanecer longos períodos na posiçao sentada, pior ainda se com as pernas cruzadas.
Diagnóstico
Clínico através da história e do exame fisico específico de estresse dessa articulação, corroborado por bloqueio teste da articulação, e por tomografia ou ressonância magnética de bacia.
Extremamente necessário descartamos causas reumatológicas, como a espondilite anquilosante, através de exames de imagem e dosagem de anticorpos específicos!!!
Tratamento
O tratamento dessa artrose inclui condutas para reduçao da transmissão dolorosa e condutas de medicina regenerativa para tratamento articular. Além do uso de medicamentos específicos, as técnicas minimamente invasivas podem incluir:
-Bloqueios/infiltrações intra-articulares para redução do processo inflamatório e doloroso;
-Infiltrações intra-articulares para regeneração da lesão com proloterapia, ácido hialurônico e ortobiológicos;
-Terapia por ondas de choque;
-Mesoterapia;
-Radiofrequencia ablativa.
Além disso, é imprescindível que o paciente inicie realinhamento postural, fortalecimento muscular, dieta antiinflamatoria e pró proliferativa, suplementaçao antioxidante e para ganho de massa muscular, perda de peso, e melhora do sono.
*Texto originalmente escrito por Dra Karen Maro.