Dor no quadril (osteoartrose)

Tratamentos | 12/06/2023

A articulação dos ossos do quadril com o femur é responsável por grande suporte do nosso peso corporal, assim como para a estabilização da pelve para conseguirmos caminhar, correr, sentar e levantar.

Idade avançada, tabagismo, sobrepeso, vícios posturais incorretos, falta de fortalecimento da musculatura glútea e abdominal podem gerar desarmonia nas compensações musculares para manter a estabilização do quadril para os movimentos cotidianos e iniciar processo de desgaste da articulação que se movimenta forçadamente.

Sintomas


A dor pela osteoartrose de quadril localiza-se na região da virilha, sendo pior ao se levantar, ao caminhar, e ao abrir as pernas. Melhora com a posição parada em pé, e ao se deitar.

Paciente pode se queixar de sensação de rigidez articular ao acordar, que melhora com o decorrer do dia, voltando a ter piora da dor ao termino das atividades cotidianas.

Por compensação, pode ainda haver contratura reflexa da musculatura glútea e da musculatura do quadriceps das coxas, por vezes evoluindo até mesmo com tendinite desses grupamentos musculares, desequilibrio para a marcha e dificuldade para a flexao do joelho.

 

Diagnóstico


Clinico, através da história clinica e exame fisico especifico para quadril, corroborado por raiox de quadril, o qual auxilia para a definição do grau de osteoartrose, e ressonância de quadril, a qual auxilia na avaliação da presença de derrame intra-articular, identificação de ruptura do labrum, presença de cistos paralabrais, tendinites associadas, entre outras alterações de partes moles.

Durante consulta, a ultrassonografia pode ser capaz de identificar a presenca de derrame intra-articular e tendinites.


Tratamento


Atualmente, a cirurgia de protese de quadril (artroplastia de quadril) é indicada quando o tratamento conservador (ou seja, o tratamento não cirurgico) não foi suficiente para gerar alívio satisfatório da dor e retorno da funcionalidade do paciente.

Logo, os procedimentos intervencionistas minimamente invasivos e de medicina regenerativa oferecem inúmeras possibilidades de tratamento antes de considerarmos o tratamento cirurgico.

-Drenagem de derrame intra-articular com infiltraçao de proloterapia para barrar a formação do derrame (guiado por ultrassom);

-Bloqueio ou denervação de quadril (guiado por ultrassom), que consiste em bloquear a transmissão dolorosa para o quadril;

-Infiltração intra-articular de proloterapia, ácido hialurônico e ortobiológicos (guiada por ultrassom), para regenerar e bloquear o avanço do desgaste articular; 

-Terapia por Ondas de Choque. Padrão ouro para estimular regeneração e alívio da transmissão dolorosa.

-Mesoterapia. Também para estimular regeneração e alívio da dor.

Para uma boa resposta a medicina regenerativa, é imprescindível que o paciente inicie dieta antiinflamatória e pró-proliferativa, uso de suplementos antioxidantes e também para ganho de massa muscular, perda de peso, fortalecimento da musculatura glútea e abdominal, realinhamento postural do quadril.


*Texto orginalmente escrito por Dra Karen Maro.

Me chama no whats!
Me chama no whats!

Dra. Karen Maro

online

Agradeço pelo contato! O que deseja?

envia ao whatsapp