Síndrome do piriforme

Tratamentos | 19/06/2023

Os nossos glúteos possuem vários musculos que se contraem para oferecer estabilidade do quadril (nos manter equilibrados em pé), e também para realizar os movimentos de abertura das pernas, e de "levar as coxas para tras" durante a marcha.

Devido a desequilibrios posturais por desarmonia das tensões musculares exercidas pelo abdome, costas e gluteos, pode haver alta exigencia funcional da musculatura glutea para compensar e manter o equilibrio da nossa posição ereta.

Essa contratura glútea mantida cotidianamente pode evoluir para um hábito vicioso que gera dor e fadiga muscular, rotação do quadril, desalinhamento da coluna lombar, e contratura de estruturas nervosas que passam abaixo adjacentes/rentes ao musculo piriforme, como os NERVOS CIÁTICO e PUDENDO.


Sintomas


Geralmente paciente refere acordar sem dor e relaxado, ao passo que no decorrer do dia, sente início de contratura muscular glútea mantida, podendo gerar sensação de dor e fadiga muscular.

Muito comumente, a contratura do piriforme pode ainda comprimir o nervo ciático que passa ligeiramente abaixo desse feixe muscular, gerando dor neuropática (dor tipo choque, fisgada, formigamento) que se inicia no meio do glúteo, irradiando pela face posterior da coxa.

Pouco comum, a contratura do piriforme pode ainda comprimir o nervo pudendo, que também se encontra ligeiramente abaixo desse feixe muscular. Neste caso, a dor neuropática (dor tipo choque, fisgada, formigamento) também pode se iniciar no meio do glúteo, porém irradiando para região perianal, escrotal, vulva, penis. 


Diagnóstico


Clínico, através de uma boa história clínica e um bom exame físico específico para o musculo piriforme.

Pode ser confirmado através do bloqueio teste do músculo piriforme guiado por ultrassom.

Visualiza-se o músculo na tela, e durante a entrada da agulha, é comum o músculo realizar um "pulinho", muito comum em grupos musculares muito tensionados. Injetamos solução anestesica e antiinflamatória relaxando o músculo e verificamos que a dor some. Ou seja, bloqueio teste positivo confirmando o diagnóstico.


Tratamento


Perda de peso, fortalecimento das musculaturas do abdomen, costas e glúteos e enfim realinhamento postural do quadril, sao primordiais para a manutencao do sucesso do tratamento.

Se a dor do paciente, ou o grau de vicio para contratura muscular impedir o avanço das tecnicas acima mencionadas pelo fisioterapeuta, é possível realizarmos os seguintes procedimentos, para alívio da dor, tratamento do músculo e ganho de velocidade de resultados:

-Bloqueio/infiltração do musculo piriforme, guiado por ultrassom.

-Botox no musculo piriforme guiado por ultrassom.

-Terapia por Ondas de Choque para soltura muscular.


*Texto originalmente escrito por Dra Karen Maro.

Me chama no whats!
Me chama no whats!

Dra. Karen Maro

online

Agradeço pelo contato! O que deseja?

envia ao whatsapp