A síndrome do túnel do carpo trata-se de dor e formigamento na mão devido a compressão do nervo mediano ao nível do punho.
Os tendões flexores dos dedos e o nervo mediano ultrapassam juntos ao nível do punho a caminho da mão, envolvidos dentro de uma bainha fibrosa, denominada túnel do carpo. Situações que aumentem a pressão dentro deste túnel geralmente acabam levando a compressão do nervo mediano.
Causas
-Lesão por esforço repetitivo da mão, como digitação no computador ou celular, tarefas manuais excessivas cotidianas, tocar instrumentos musicais, dirigir por longos períodos, etc;
-Retenção líquida corporal;
-Presença de doenças inflamatórias sistêmicas, ou reumatológicas;
-Rápido ganho de peso, ou obesidade.
Sintomas
Dor, formigamento ou dormência na área de inervação do nervo mediano: metade da palma da mão, abrangendo o dedão, o dedo indicador, o dedo mediano e a metade do dedo anelar. Pior a noite.
Os sintomas podem evoluir gerando dor ascendente até o ombro, anestesia e perda de força para uso desses tres dedos.
Diagnóstico
Clínico, através da história e do exame físico especifico para o caso. Podendo ser corroborado por eletroneumiografia e avaliação do nervo espessado pela ultrassonografia.
Tratamento
O tratamento visa a redução da pressão dentro do túnel do carpo, liberando a compressão sobre o nervo mediano e reduzindo o processo inflamatório local.
Devemos identificar e reduzir o hábito causador, considerar uso de analgesicos e antiinflamatórios, uso de talas de imobilização para reduzir a flexão do punho. Se mesmo com essas medidas a dor persistir, podemos indicar técnica de intervenção:
-Hidrodissecção (liberação) do nervo mediano dentro do túnel do carpo, através da infiltração guiada por ultrassonografia.
Se mesmo após a infiltração a melhora dos sintomas não for expressiva, indica-se a cirurgia para abertura do túnel do carpo.
*Texto originalmente escrito por Dra Karen Maro.