Terapia por Ondas de Choque (TOC)

Tratamentos | 31/01/2023

Quando falamos em tratamento de lesões diversas, a medicina regenerativa engloba a compreensão de que causaremos um novo processo inflamatório, porém de maneira organizada para a correta proliferação celular e regeneração do tecido.

Dessa forma, geralmente é possível lançarmos mão de infiltrações perilesionais de substâncias para estimulo de proliferação celular, como proloterapia, acido hialuronico, plasma fico em plaquetas, aspirado de medula ossea, gordura autóloga, entre outros.

Devemos associar a tecnica regenerativa outras técnicas de analgesia, como os bloqueios e neurólises, além de obviamente, o início de reabilitação fisioterápica para o estiramento e fortalecimento da estrutura tratada. O estiramento/trabalho mecânico da lesão é imprescindível para que a estrutura se regenere!!!

A terapia por ondas de choque (TOC) entra como mais um grande aliado para o estimulo da regeneracao tecidual, alem de excelente poder analgésico e trabalho muscular.

Atualmente é considerada uma das principais modalidades adjuvantes em medicina regenerativa para regeneracao de lesões, dessa maneira, estando presente nas equipes medicas de grandes times esportivos nacionais e internacionais.


Como funciona


O aparelho, que deve ser manejando somente por médicos, devido aos seus riscos, consiste na emissão de ondas mecânicas de alta intensidade e velocidade, seguida de rápida desaceleração, gerando um fenômeno de cavitação nos tecidos.

No tecido atingido, ocorre dessensibilização da transmissão dolorosa, soltura das fibras musculares tensionadas, e o mais importante da técnica: formação de rica vascularização e proliferação celular, contribuindo então para a regeneração da lesão.


Indicações


A literatura cientifica em TOC, cita como principais indicações:

-Epicondilite

-Fasceite plantar

-Artroses como ombro, joelho, tornozelo

-Entorse de tornozelo

-Tendinites e bursites diversas

-Contraturas musculares

-Sacroileítes, entre outros.


Tratamento


Geralmente os tratamentos requerem de 3 a 6 sessões, que duram cerca de 15-20min, com intervalos de 5 a 7 dias.

Durante as primeiras sessões o paciente já nota início de melhora da sua dor e do relaxamento muscular. Devemos orientar ao paciente que no dia seguinte das sessões ele irá sentir como se houvesse levado uma pancada, com melhora mais importante então dois dias depois!

Porém, atente-se ao fato de que o seu pico de efeito a nível tecidual (proliferativo/regenerativo) ocorre somente após 30 a 90 dias!

Concomitantemente as sessões de ondas de choque, é imprescindível que o paciente já inicie trabalho de estiramento das fibras do tecido lesionado para o estimulo de sua regeneração. Além de podermos associarmos infiltrações que atuem na analgesia, como os bloqueios.


*Texto originalmente escrito por Dra Karen Maro.

Terapia por Ondas de Choque (TOC) - 2
Me chama no whats!
Me chama no whats!

Dra. Karen Maro

online

Agradeço pelo contato! O que deseja?

envia ao whatsapp